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quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SANTO HILÁRIO |FESTA FAC.-13/01|


Um dos santos padres da Igreja de Cristo, ele nasceu no ano de 315, em Poitiers, na França. Buscava a felicidade; mas sua família, pagã, vivia segundo a filosofia hedonista, ligada ao povo grego-romano; ou seja, felicidade como sinônimo de prazeres, com puro bem-estar. Então, aquele jovem dado aos estudos, se perguntava quanto ao fim último do ser humano; não podia acabar tudo ali com a morte; foi perseguindo a verdade.

O Espírito Santo foi agindo até ele conhecer as Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento o levou proclamar o Deus uno, que merece toda a adoração. Passando para o Novo Testamento, Santo Hilário foi evangelizado e, numa busca constante, ele se viu necessitado do santo batismo, entrar para Igreja de Cristo e se fazer membro deste Corpo Místico. Em 345, foi batizado. Não demorou muito já era sacerdote e, depois, ordenado bispo para o povo de Poitiers.

Ele sofria com as heresias do arianismo. Santo Hilário, pela sua pregação e seus escritos, foi chamado "O Atanásio do Ocidente", porque ele combateu o Arianismo do Oriente. No tempo em que o imperador Constâncio começou a apoiar esta heresia, Santo Hilário não teve medo das autoridades. Se era para o bem do povo, ele anunciava com ousadia até ser exilado, mas não deixou de evangelizar nem mesmo na cadeia. Por conselho, o próprio imperador o assumiu de volta em 360, porque os conselheiros sabiam da grande influência desse santo bispo que não ficava apenas em Poitiers, mas percorria toda a França.

Ele voltou, convocou um Concílio em Paris, participou de tantos outros conselhos no ocidente, mas sempre defendendo essa verdade que é Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem.

Santo Hilário de Poitiers foi se consumindo por essa verdade. Pelos seus escritos que chegam até o tempo de hoje, percebe-se este amor por Jesus Cristo. Não só numa busca pessoal, mas de promover a salvação dos outros. No século IV, ele partiu para a glória.

FONTE: http://www.cancaonova.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

AMIGOS PELA FÉ - ANJOS DO RESGATE

BATISMO DO SENHOR



FESTA DO BATISMO DO SENHOR - O MENINO AGORA É HOMEM
FESTA/BRANCO/ GLÓRIA/ OFÍCIO PRÓPRIO
PROCISSÃO DE SAÍDA/ TURIBULO/ ASPERSÃO

PRIMEIRA LITURA (Is42|1/7)
Leitura do Livro do profeta Isaías:
Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

SEGUNDA LEITURA (At10|34/38)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

EVANGELHO (Lc3|15/22*)
Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TEMPO COMUM

CELEBREMOS UM NOVO TEMPO: TEMPO COMUM

Cor usada no Tempo Comum


A cor usada no Tempo Comum é o verde, a cor da esperança. A primavera, a ecologia, o cuidado pela natureza nos ajudam a entender e a vivenciar esse tempo. Todavia, nem sempre se usa o verde dentro desse tempo. Quando celebramos a memória de um santo, o verde cede o lugar. Por exemplo: dia 20 de setembro celebra-se a memória dos santos mártires André Kim Taegón e seus Companheiros. A cor é vermelha, símbolo do martírio. Quando celebramos um santo (uma santa) não-mártir, usa-se o branco. Exemplo: 23 de agosto, festa de Santa Rosa de Lima, virgem.


Início do Tempo Comum


O Tempo Comum começa logo após o fim do Ciclo do Natal, que se encerra com a festa do Batismo do Senhor. A segunda-feira seguinte é a segunda-feira da 1ª semana do Tempo Comum. Visto que a Páscoa é festa móvel, também o início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, muda de data a cada ano. Os domingos (e semanas) entre o Batismo do Senhor e o começo da Quaresma são domingos e semanas do Tempo Comum. Vamos ver isso de perto.


Em 2008, a Quarta-feira de Cinzas caiu no dia 6 de fevereiro. Da festa do Batismo do Senhor ao dia 5 de fevereiro há 4 semanas do Tempo Comum. Nesse ano, Pentecostes foi celebrado no dia 11 de maio. O Tempo Comum foi retomado no dia 12 – da 6ª semana até a 34ª. No dia 30 de novembro iniciou-se o novo Ano Litúrgico.


Em 2009, a Quarta-feira de Cinzas cai no dia 25 de fevereiro. Da festa do Batismo do Senhor ao dia 24 de fevereiro há 7 semanas do Tempo Comum. Neste ano, Pentecostes é celebrado no dia 31 de maio. O Tempo Comum é retomando no dia 1º de junho – da 9ª semana até a 34ª. No dia 29 de novembro, inicia-se o novo Ano Litúrgico.


Em 2010, a Quarta-feira de Cinzas cai no dia 17 de fevereiro. Da festa do Batismo do Senhor ao dia 16 de fevereiro há 6 semanas do Tempo Comum. Neste ano, Pentecostes é celebrado no dia 23 de maio. O Tempo Comum é retomado no dia 24 – da 8ª semana até a 34ª. No dia 28 de novembro, inicia-se novo Ano Litúrgico.


Você deve ter notado que em 2009 não há 8ª semana, e em 2010 não há 7ª semana. São “acomodações” para fechar sempre o Tempo Comum em 34 semanas.


O Tempo Comum – encerramento do Ano Litúrgico – termina sempre com a solenidade de Cristo Rei. É o modo mais significativo de encerrar a caminhada, celebrando a realeza cósmica de Jesus Cristo.



Evangelhos dos domingos do Tempo Comum


Foram organizados em três anos, um para cada evangelho:


Ano A: Mateus. Ano B: Marcos. Ano C: Lucas. Quando uma festa ou solenidade é mais importante que o Tempo Comum, proclama-se o evangelho da festa ou solenidade. Por exemplo, São Pedro e São Paulo, Assunção de Nossa Senhora...


O evangelho de João entra sobretudo no Ciclo da Páscoa. Mas participa discretamente também no Tempo Comum: no 2º domingo dos três anos (Ano A: João 1, 29-34; Ano B: João 1,35-42; Ano C: João 2, 1-11). No Ano B, João substitui Marcos do 17º ao 21º domingo, quando se proclama o capítulo 6 de João. No 22º domingo retorna Marcos, mas cede lugar a João 18, 33-37 no 34º domingo.


A 1ª leitura dos domingos do Tempo Comum é sempre do Antigo Testamento, e tematicamente “prepara o terreno” para o evangelho. O Salmo responsorial sempre sintoniza com a 1ª leitura. A 2ª leitura é sempre do Novo Testamento. É leitura contínua dos principais trechos das Cartas e Apocalipse. Nem sempre a 2ª leitura combina estreitamente com a 1ª e o evangelho.


Um dos objetivos dessa organização é fornecer, no intervalo de três anos, uma visão integral de Mateus, Marcos e Lucas.


As leituras dos dias de semana do Tempo Comum


Quando não são próprias, as leituras dos dias de semana (segunda a sábado) seguem o seguinte critério: anos ímpares e anos pares.


O objetivo é este: no intervalo de dois anos, quem participa da missa todos os dias terá uma visão geral de todos os livros da Bíblia, pois se lêem as partes mais importantes. O Salmo responsorial sempre sintoniza com a leitura. Nos anos ímpares (2009...2011...2013...) , a leitura é tirada destes livros: Hebreus, Gênesis, Eclesiástico, Tobias, 2Coríntios, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1Tessalonicenses, Colossenses, 1Timóteo, Esdras, Ageu, Zacarias, Neemias, Baruc, Jonas, Malaquias, Joel, Romanos, Sabedoria, 1Macabeus, 2Macabeus e Daniel. Nos anos pares (2008, 2010, 2012...): 1Samuel; 2Samuel, 1Reis, Tiago, 1Pedro, Judite, 2Pedro, 2 Timóteo, 2Reis, 2Crônicas, Lamentações, Amós, Oséias, Isaías, Miquéias, Jeremias, Naum, Habacuc, Ezequiel, 2Tessalonicenses, 1Coríntios, Provérbios, Eclesiastes, Jó, Gálatas, Efésios, Filipenses, Tito, Filemon, 2João, 3João, Apocalipse.


Evangelhos dos dias de semana do Tempo Comum


Foram organizados na forma de leitura contínua dos evangelhos sinóticos, na seguinte ordem: Marcos: da 1ª a 9ª semana; Mateus|: da 10ª a 21ª; Lucas: da 22ª à 34ª semana. Por ser leitura contínua, não existe ligação temática entre a leitura e o evangelho do dia.


Festas e solenidades do Senhor dentro do Tempo Comum


2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, solenidade da Santíssima Trindade; solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi; solenidade do Sagrado Coração de Jesus; festa da Transfiguração do Senhor (6 de agosto); festa da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro), festa da Dedicação da Basílica do Latrão (9 de novembro) e solenidade de Cristo Rei, no 34º domingo do Tempo Comum. As festas da Apresentação do Senhor, da Transfiguração, da Exaltação da Santa Cruz e da Dedicação da Basílica do Latrão, quando caem de domingo, têm a precedência.


Fonte: Coleção Por que Creio - Pe. José Bortolini

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010