Seguidores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

2º DOM DA QUARESMA
TRANSFIGURAÇÃO: VOLTAR A SER O QUE ÉRAMOS NO PRINCÍPIO: IMAGEM DE DEUS

Hoje nos deparamos com uma das mais conhecidas passagens do Evangelho, a transfiguração de Jesus.Mas para entendermos essa "transformação" de jesus ao olhos da quaresma precisamos primeiro olhar para nós mesmos e nos perguntar: No que preciso me transfigurar? o que preciso transfigurar?
Quaresma é tempo de jejum, oração e esmola. Mas jesus quer nos mostrar que não adianta dar esmola, jejuar ou orar sem uma transformação interna, sem uma mudança permanente. A quaresma dura 40 dias, mas seus frutos devem ser colhidos durante toda a nossa caminhada.
CONTA AS ESTRELAS, ABRAÃO! POIS ESSA SERÁ A TUA DESCENDÊNCIA: Quem poderia dizer que Abraão, poderia ainda ter filhos? Abraão e sara eram de idade avançada. Como acreditar em uma promessa que não pode se cumprir? esta é a mensagem da quaresma: transformar (transfigurar), mesmo que pareça impossível, pois somos filhos e filhas de Abraão, logo frutos de uma promessa impossível.
NAQUELE DIA, DEUS FEZ UMA ALIANÇA COM ABRAÃO: Quaresma é tempo de pensar: qual o meu papel no reino de Deus? somos servos do senhor, só? Poderia a imagem e semelhança de Deus ser escrava de Deus? Deus se faz aliado de Abraão, quer ser seu amigo, fazer parte de sua familia. deus faz uma aliança particular com cada um de nós. Assim, cada um tem seu papel para a construção da paz, da justiça e de uma sociedade voltada para Deus. Se nós não cumprirmos nosso papel nessa "construção", não poderemos seguir em frente. E qual o nosso papel no Reino de Deus?
O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO! Não importa qual seja o nosso papel na construção do reino de Deus, mas faremos nossa parte com muita garra, fé, amor e sabendo que se deus nos dá uma missão, faz conosco uma aliança, ele cumpre com a parte dele e é nossa luz e nossa Salvação.
No Evangelho de hoje, veremos que Lucas fez o possível para mostrar que Jesus era um novo Elias (o maior profeta) e um novo Moisés (o líder do povo de Deus.
JESUS SUBIU À MONTANHA PARA REZAR: Quais outros personagens da bíblia tinham o costume de ir à montanha rezar, e na montanha fizeram aliança com Deus? Elias e Moisés.
MOISÉS, ELIAS E JESUS CONVERSAVAM SOBRE SUA PAIXÃO: é isso o que fazemos na Quaresma de mais belo. Oramos, jejuamos, fazemos gestos de caridade, mas principalmente nos preparamos para a páscoa (a glória) vivendo os mistérios da Cruz.
Elias era a figura dos profetas. Muitas vezes o próprio jesus é confundido com Elias. Mas como Jesus poderia ser Elias, se Elias já estava morto? Moisés era o grande Herói do povo hebreu, foi ele quem atravessou o mar vermelho com seu povo, foi ele quem passou 40 anos no deserto com seu povo e foi ele que recebeu os 10 mandamentos.
Dizer que as vidas dos 3 estão cheias de aparências, não é coincidência, mas sinal de que Jesus é o aperfeiçoamento da lei e exemplo maior de profeta.
"MESTRE, É BOM ESTARMOS AQUI, VAMOS PREPARA TRÊS TENDAS, UMA PRA TI, UMA PRA ELIAS E OUTRA PARA MOISÉS." Pedro, como sempre, é a imagem da Igreja. Vemos os profetas (Elias), a lei (Moisés) e a igreja(Pedro). qual a missão da igreja diante das leis e das profecias? A igreja somos cada um de nós que esperamos novamente contemplar a glória de Jesus, mas enquanto esperamos não podemos fazer tendas e esperar de braços cruzados. Não devemos nos acomodar diante da Glória, devemos profetizar e transfigurar o mundo. Se o mundo tem problemas é porque ainda precisa se transfigurar. E ai, vai armar tendas para dormir ou vais assumir o seu compromisso de cristão?
"ESTE É O MEU FILHO, O ESCOLHIDO, FAZEI O QUE ELE DIZ" Muitas vezes esperamos da boca de Jesus palavras confortáveis, que nos dizem que deus é amor, que quem crê nele não perecerá ou que ele está voltando para nos livrar de nossos problemas. Não é bem assim. A maior transfiguração que Deus que de nós, não é de roupas brancas ou coisa assim, mas de corações rasgados e almas penitentes.
"ELE TRANSFORMARÁ NOSSO CORPO HUMILHADO E O TORNARÁ SEMELHANTE AO SEU CORPO GLORIOSO" Paulo sempre soube o que é essa transfiguração que Lucas nos propõe, e essa é a mensagem central da Quaresma: transformação. Uma transformação que não dure 40 dias, mas que em 40 dias possa se preparar (subir a montanha) para descer e ser profeta. Não faça "tendas" na quaresma, desça e medite, ai seja profeta! Não espere seu corpo físico se transformar, transforme-se sempre em alguem melhor.
por ultimo, vejamos algumas dicas de paulo em como se transformarrm um cristão melhor:
- Sejam meus imitadores!
- observai o nosso exemplo! (nos como igreja)
- não se comportem como inimigos da cruz!
- não adorem seu próprio umbigo (seu próprio estômago)!
- Se comportem como cidadões do céu
- Sejam irmãos, Alegres e Amigos!


Elias Nunes
Acólito/ leitor e servo de Deus

Um comentário:

  1. Gastei do Blog, o nosso blog esta seguindo também, siga o nosso - harmoniaextra.blogspot.com . Fica Com Deus!!

    ResponderExcluir